MAMILO E AREOLA
Algumas imperfeições nos mamilos ou nas aréolas podem ser corrigidas associadas ou não à cirurgia de aumento, redução, reconstrução ou reposicionamento de mamas.
Redução de Mamilo
É feita através de retirada de um anel de pele na base do mamilo, através do que se diminui a altura do mesmo, podendo também diminuir-se a circunferência do mamilo, se for exagerada.
A técnica preserva todos os canalículos (canais por onde passa o leite materno) sem alterar a sensibilidade do complexo aréolo-mamilar e pode ser feita com anest. local.
Mamilo Invertido
Realiza-se um corte através do mamilo até os tecidos profundos e em seguida é feita a sutura com exteriorização do mamilo num ângulo de noventa graus em relação à pele. Faz-se então a sutura após a exteriorização do mamilo. Os cortes não ficam evidentes.
Mamilo Bífido (dividido)
Neste procedimento é retirada a parte que separa as unidades e realizada uma sutura para uní-las, corrigindo o aspecto "partido"do mamilo.
Ausência de Mamilo
Técnica que permite fazer o avanço do mesmo, que, na realidade, encontra-se embutido.
Aréola Grande
A redução é feita com uma incisão na margem da aréola, retirada de uma porção de pele em forma de anel e realização de sutura.
Aréola Pequena
Retira-se uma faixa de pele ao redor da aréola e, realizando a sutura, a aréola é expandida.
Reconstrução de Aréola e Mamilo
A reconstrução da aréola é feita com enxerto de pele de cor semelhante, retirado da virilha ou de área mais escondida e com coloração mais escura e, no caso do mamilo, a pele pode ser retirada do lóbulo da orelha.
Após o enxerto, pode ser feita a pigmentação para uma melhora da cor.