O QUE VOCE PRECISA SABER ANTES DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA
Cirurgia Plástica não é mágica- é uma especialidade MËDICA,, com indicações e limitações, riscos e complicações.
Através de inúmeras técnicas e avanços, permite trazer mais harmonia e equilíbrio a rostos e corpos e , conseqüentemente, mais beleza. Acrescenta, modifica, mas não faz milagres, embora haja alguns resultados realmente espetaculares.
Mas mesmo a mais bela criatura , se tiver uma visão distorcida e pobre de si própria, nunca irá satisfazer-se com nenhuma das técnicas aplicadas.
Cabe a cada um, por si ou com ajuda psicológica especializada, encontrar um ponto de equilíbrio entre a beleza interior e a exterior, buscando sempre evoluir, melhorar-se.
Toda forma de amor envolve cuidados. Cuidar-se é uma forma de nos amarmos , uma forma sadia de afirmar “eu me amo”.
A Cirurgia Plástica busca tornar mais bela ou mais “normal” a imagem que o espelho reflete, mas nem a mais linda imagem refletida compensará a falta de amor por si mesmo !
Qualquer que seja a técnica cirúrgica ou o cirurgião que a execute, sempre existirão cicatrizes, posto que o organismo humano não regenera o tecido tal qual ele era antes, mas sim promove uma cicatrização, unindo duas bordas que foram separadas, seja por bisturi, laser, alta freqüência ou qualquer outro método. Ao submeter-se a uma cirurgia estética, pense antes se mesmo assim a cirurgia lhe será mais benéfica que seu estado anterior.
Vários fatores de evolução pós-operatória independem da atenção ou técnica de que se tenha valido o cirurgião, não lhe sendo possível garantir resultados, mas o uso dos melhores meios ao seu alcance para obtenção dos fins almejados. Fatores como espessura da pele, textura, pigmentação, influências hormonais, hereditariedade , além de fatores externos como exposição solar,repouso das áreas operadas etc. fatalmente terão influência sobre o resultado final de uma plástica.
Sendo a cirurgia plástica uma mescla de arte e ciência, haverá quase sempre diferenças de conduta por dois cirurgiões distintos e isto nada mais representa que diferentes táticas, dando resultados diferentes em pessoas distintas.
As cicatrizes em cirurgia plástica são planejadas para se situarem em locais menos visíveis e serem as menores possíveis de acordo com cada caso, mas as características individuais e os cuidados pós -operatórios atuarão sobre os resultados das cicatrizes.
Cicatrizes ruins podem ser melhoradas em um segundo tempo com uma revisão cirúrgica e às vezes com tratamentos adicionais que terão custos .
Independente de sua ansiedade ou do desejo do cirurgião, a evolução pós- operatória segue um ritmo ditado pela condição orgânica de cada indivíduo. Muitas alterações ocorrem ao longo de um ano de evolução pós-operatória e nem sempre é possível apressá-las.
Estudos computadorizados, fotos, desenhos etc. devem servir apenas como orientadores do resultado desejado, nunca tomados como fiel representação do resultado a ser obtido, pois cada caso é um caso e depende de reações biológicas individuais.
Tanto o paciente como o cirurgião desejam o melhor resultado e somente juntos, numa relação de confiança , podem alcançar seu objetivo.
Por último aconselhamos: não se opere para agradar aos outros, nem acreditando que com isso irá resolver problemas de relacionamento. Não se submeta a cirurgias em períodos em que seu estado emocional está frágil.
Leia sempre as instruções relativas à cirurgia que lhe foi programada e tire todas suas dúvidas com seu médico.
BOA SORTE!
DRA. VALÉRIA ROCHA MAIA