menu fechar menu

DERMOLIPECTOMIA DE BRAÇOS ( BRAQUAIS)

abdomioplastiaA DERMOLIPECTOMIA BRAQUIAL é indicada para pessoas que desejam eliminar a flacidez nos braços , com ou sem acúmulos  de gordura , que ocorre muitas vezes naturalmente com a idade, com a perda de massa muscular e da qualidade da pele, ou nos grandes emagrecimentos.

 

A CIRURGIA

Quando a flacidez é intensa , realiza-se uma incisão que vai desde as axilas até quase perto do cotovelo , retira-se o excesso de pele e sutura-se o local.

Se a flacidez for pequena , a cicatriz fica apenas dentro das axilas.

A cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação, bloqueio ou anestesia geral, dependendo do caso.

Dura em torno de 2 a 3 horas , permanecendo a paciente no hospital por 6 a 24 horas.

Ao final da cirurgia é feito um enfaixamento dos braços, ou colocado um modelador.

 

PRÉ- OPERATÓRIO

Após conversar com seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, ele lhe indicará alguns exames de rotina que recomendamos sejam feitos, quando possível, cerca de 1 mês a 15 dias  antes da cirurgia. Também uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) será recomendada.

Lembre-se das recomendações gerais para as cirurgias, como

  • Não usar, por 2 semanas antes, medicamentos à base de ácido acetil- salicílico ( Aspirina, Doril, Melhoral), anticoagulantes, corticóides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer.
  • Abstinência do fumo por 30 dias antes da operação;
  • Não usar cremes corporais a partir da véspera da cirurgia ;jejum de acordo com a recomendação médica (10 horas antes da cirurgia);
  • Comunicar ao seu médico qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou alimentares;
  • Guardar em casa objetos pessoais como jóias e bijuterias.
  • Relatar uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e história de casos familiares de tromboembolismo.
  • Não comparecer `a cirurgia com esmalte nas mãos e pés
  • Acordar de jejum no dia da cirurgia, tomar banho completo sem esfregar as marcações caso já tenham sido feitas e chegar ao Hospital 1 hora antes da cirurgia com acompanhante.

FUMO

Já referimos a real necessidade de suspender o hábito de fumar pelo menos 30 dias antes da operação. É sabido que o fumo prejudica a circulação cutânea e dificulta a cicatrização, levando até mesmo à necrose (morte) de pele. Em casos de necessidade associa-se vitamina C e vasodilatadores antes da cirurgia, ou opta-se por técnicas com menor descolamento de tecidos. Isto será orientado pelo seu médico, mas o fumante sempre apresentará um risco cirúrgico aumentado e maior potencial para complicações.

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso, mas, se houver dor, o uso de analgésicos comuns resolvem bem e serão recomendados em sua prescrição de pós-operatório.

Somente use medicamentos recomendados pelo seu médico, seguindo todas as orientações dadas pela equipe cirúrgica.

É melhor que você esclareça suas dúvidas com quem o(a) operou ao invés de pedir orientações a amigos que não conhecem detalhadamente o seu caso, ou outros profissionais médicos que não praticam  esta cirurgia.

Evite esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos, ocasionando possíveis complicações.

O paciente inicia o retorno parcial à suas atividades em uma semana.

 

O(a) paciente receberá alta hospitalar no mesmo dia, com todas as recomendações necessárias a uma boa recuperação

 

  • Repouso relativo de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos com os braços.
  • Manter braços mais elevados para evitar edema ( inchaço), colocando-os sobre almofadas.
  • Banhos ou trocas do modelador ou faixas somente com a autorização da equipe cirúrgica ou sob sua orientação, geralmente no 1º dia após cirurgia,sem molhar os curativos,.Banho molhando os curativos após o 7. dia;
  • Não trocar ou manipular os curativos, mesmo que haja um pequeno sangramento (que é normal e não deve assustá-lo(a)). Todas as trocas de curativos deverão ser feitas pela equipe cirúrgica ou orientadas por ela;
  • Os retornos para a retirada de pontos e avaliação pós-operatória são feitos com: 8 dias da cirurgia. Retornos adicionais serão comunicados pelo cirurgião e devem ser seguidos para uma completa recuperação e avaliação dos resultados.
  • Não dirigir por um período mínimo de 3 semanas;
  • Não carregar peso por no mínimo 3 semanas;
  • Após 3 meses poderá retornar a suas atividades físicas habituais como ginástica em geral, abdominal e natação.

INTERCORRÊNCIAS /COMPLICAÇÕES

As intercorrências são situações que surgem no período pós-operatório e não interferem no resultado. São exemplos: equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou necessitar drenagem cirúrgica, eliminação de pontos internos (por volta de 3 semanas), deiscência de pontos (abertura do corte), seroma (coleção de líquidos que se formam pelo grande descolamento tecidual), alterações passageiras (melhoram após vários meses) ou definitivas da sensibilidade da pele etc. Em alguns casos, poderá ocorrer, após o 8º dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado ou sanguinolento, por um ou mais pontos de cicatriz.

Outras ocorrências indesejáveis e mais complexas, que felizmente são raras: infecção, grande deiscência (abertura) de pontos, necrose (morte/ sofrimento) parcial ou total da pele próximo à cicatriz, grandes hematomas que precisam ser drenados e as intercorrências pertinentes a qualquer procedimento cirúrgico. Felizmente não são freqüentes e são passíveis de tratamento. Nestas eventualidades é fundamental manter a calma e conversar com seu médico que cuidará atentamente do seu caso. A paciente não deve transmitir a existência destas intercorrências a seus amigos e familiares. Eles poderão deixá-la insegura, nada podendo fazer efetivamente para ajudá-la. Isto gera angústia, dúvidas e insegurança. Continuar confiando no seu médico ainda é o melhor caminho e ele saberá como lhe ajudar, pois só ele sabe realmente como foi realizada sua cirurgia, em todos os seus detalhes.

EVOLUÇAO A LONGO PRAZO

Desde que fique bem entendido pela paciente que as cicatrizes permanecerão , embora localizadas o mais discretamente possível e com extensão variável de acordo com a flacidez de pele anteriormente existente, os resultados são duráveis e satisfatórios.

A manutenção do peso corporal e exercícios físicos para manter o tônus muscular são sempre recomendados.

Sobre a qualidade das cicatrizes, vale lembrar que depende muito mais da pele e do repouso pós- operatório da paciente que da habilidade do cirurgião, embora em caso de cicatrizes desgraciosas sempre será possível uma revisão para melhorá-las.