menu fechar menu

DERMOLIPECTOMIAS DE COXAS ( CRURAIS)

abdomioplastiaApós grandes emagrecimentos ou alternância de períodos de ganho e perda de peso ou mesmo com a idade e conseqüentes mudanças na pele e musculatura,é comum que ocorra um abaulamento flácido da porção interna das coxas.

Devido ser a pele interna da coxa relativamente fina, ela não contrai o suficiente após a perda ponderal,acarretando o excesso de pele local.

A Dermolipectomia de coxas visa retirar o excesso de pele, proporcionando um contorno da coxa mais natural e menos flácido.

 

A CIRURGIA

Na maioria das vezes a correção é feita por incisões na região inguinal , que ficam relativamente escondidas.

Em alguns casos de grandes perdas de peso, com grandes excessos anômalos de pele, às vezes há necessidade de cicatrizes verticais na parte medial das coxas.

Noutros casos , para melhor harmonia de formas, pode ser necessária uma lipoescultura.

Como em toda cirurgia, cada caso é um caso e depende de avaliação prévia, numa consulta com o cirurgião.

A anestesia mais comum é a peridural , com tempo de internação de 6 a 24 h.

A colocação de faixas elásticas ou cintas é realizada ao término da cirurgia.

CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS

Após conversar com seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, ele lhe indicará alguns exames de rotina que recomendamos sejam feitos, quando possível, cerca de 1 mês a 15 dias antes da cirurgia. Também uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) será recomendada.

Lembre-se das recomendações gerais para as cirurgias, como:

  • Não usar, por 2 semanas antes, medicamentos à base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, Melhoral, Doril etc), anticoagulantes, corticóides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer.
  • Abstinência do fumo por 30 dias antes da operação;
  • Não usar cremes corporais a partir da véspera da cirurgia ;jejum de acordo com a recomendação médica (10 horas antes da cirurgia); comunicar ao seu médico qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou alimentares; guardar em casa objetos pessoais como jóias e bijuterias.
  • Relatar uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e história de casos familiares de tromboembolismo.
  • Acordar de jejum no dia da cirurgia, tomar banho completo sem esfregar as marcações caso já tenham sido feitas e chegar ao Hospital 1 hora antes da cirurgia com acompanhante.

FUMO

Já referimos a real necessidade de suspender o hábito de fumar pelo menos 30 dias antes da operação. É sabido que o fumo prejudica a circulação cutânea e dificulta a cicatrização, levando até mesmo à necrose (morte/ sofrimento) de pele. Em casos de necessidade associa-se vitamina C e vasodilatadores antes da cirurgia, ou opta-se por técnicas com menor descolamento de tecidos. Isto será orientado pelo seu médico, mas o fumante sempre apresentará um risco cirúrgico aumentado e maior potencial para complicações.

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

O paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente abertura de pernas, visto que a cicatriz se encontra próximo à virilha e será forçada nestes casos. A tração natural exercida na cicatriz pelo andar e pela gravidade leva comumente a cicatriz a apresentar um alargamento nos primeiros meses. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento, tornando melhor o resultado estético da cirurgia.

O uso de cinta no pós- operatório é recomendado por pelo menos 40 dias.

COMPLICAÇÕES

Entre as complicações da Dermolipectomia de coxas, não freqüentes, porém possíveis, podem ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóides, hipertrofias cicatriciais, trombose, embolia e problemas anestésicos.

Por serem as complicações mais freqüentes em paciente fumantes, estes devem se abster de fumar por um mês antes da cirurgia, para minimizar os riscos. No caso de uso de anticoncepcional oral ou injetável, deve-se suspender o uso 1 mês antes da cirurgia, período no qual outro método anticoncepcional deve ser adotado. O mesmo vale para terapia de reposição hormonal.

EVOLUÇAO A LONGO PRAZO

O resultado definitivo da Dermolipectomia é atingido após 6 meses a 1 ano da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Um pequeno deslocamento das cicatrizes para baixo ou seu alargamento não é incomum.