GINECOMASTIA
Ginecomastia é uma condição na qual a mama do homem aumenta de tamanho. O tecido mamário normal usualmente está localizado apenas atrás da aréola mamária, enquanto que na ginecomastia ele está presente além da aréola, em um ou ambos os lados , podendo inclusive ser doloroso.
Também pode ocorrer o acúmulo de gordura localizada na região mamária, em pacientes masculinos com excesso de peso , dando origem a uma pseudoginecomastia,, sem crescimento de tecido glandular.
Em ambos os casos a presença de mamas com aspecto feminino num corpo de homem causa ao mesmo bastante constrangimento.
Possíveis causas do problema, como fatores hormonais, uso de medicamentos, esteroides anabolizantes ou mesmo tumores devem ser investigadas.
O tratamento cirúrgico com normalização do aspecto mamário masculino devolve ao homem sua autoestima.
PRÉ-OPERATÓRIO
Após estudo das possíveis causas do crescimento anormal da mama , são pedidos exames laboratoriais de rotina e um risco cirúrgico. Também uma mamografia ou ultrassom mamários poderão ser requisitados.
A CIRURGIA
Trata-se de cirurgia efetuada com anestesia local , local com sedação ou bloqueio intercostal com sedação.
Uma incisão em meia lua é feita na borda inferior da aréola, por onde se visualiza e se retira o tecido glandular anormal, bem como possíveis excessos de gordura.
Nos casos em que existe praticamente só tecido gorduroso, uma minilipoaspiração é feita para retirada deste conteúdo, através de pequena incisão de cerca de 7 mm, sem necessidade da incisão na aréola.
Após um curto período de recuperação, é dada a alta hospitalar e o paciente retorna para casa com um enfaixamento compressivo ou já com um colete elástico.
PÓS-OPERATÓRIO
Nos primeiros 15 dias pede-se para que o paciente evite movimentos bruscos com os braços, exercícios físicos etc.
O colete deve ser usado por 3 a 4 semanas.
Os pontos são retirados na primeira ou segunda semana.
O retorno às atividades habituais é rápido, em torno de 3 a 7 dias.