IMPLANTE DE PRÓTESES DE PANTURRILHA
O que é?
A prótese de panturrilha ( "batata da perna") é utilizada para pacientes que apresentam esta região pouco desenvolvida, inclusive porque a melhora desta musculatura com exercícios físicos é limitada.
A CIRURGIA
Uma incisão é feita na dobra atrás do joelho e por essa incisão introduz-se a prótese, que fica sobre o músculo, proporcionando um volume natural na parte posterior das pernas e na parte medial das mesmas, reduzindo o espaço entre as duas.
O procedimento em geral é realizado sob anestesia peridural e a permanência no hospital é de 12 a 24 h.
Repouso relativo por dois a três dias é recomendado , bem como o uso de meias elásticas e calçados com salto de 4 cm.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
Após conversar com seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, ele lhe indicará alguns exames de rotina que recomendamos sejam feitos cerca de 15 dias antes da cirurgia. Também uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) será recomendada. Em casos determinados podemos solicitar outro exame específico que possa ajudar em esclarecimentos diagnósticos.
Lembre-se das recomendações gerais para as cirurgias, como não usar, por duas semanas antes, medicamentos à base de AAS, anticoagulantes, corticóides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer; abstinência do fumo por 30 dias antes da operação e no pós-operatório; controle do diabetes e da hipertensão, se existirem; não usar cremes faciais e corporais a partir da véspera da cirurgia; jejum de acordo com a recomendação médica (8 a 10 horas antes da cirurgia); comunicar ao seu médico qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou alimentares e alguma outra recomendação que venha a ser pertinente. Guardar em casa objetos pessoais como jóias e bijuterias.
PÓS- OPERATÓRIO
Uma dor mais forte nas primeiras 48h é comum, mas pode ser evitada/ controlada com analgésicos.
Exercícios físicos como andar muito, ficar muito tempo de pé ou subir escadas devem ser evitados.
O uso de meias elásticas é necessário por pelo menos 30 dias.
Esportes e exercícios físicos mais intensos somente são liberados após 60-90 dias.
Um resultado mais definido poderá ser observado após 3 meses e a cicatriz ainda evolui por até 1 ano.
Complicações
Apesar de raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.